FINAL-TRABALHOS APROVADOS

Lista Final de trabalhos aprovados para o IX ENNOEPe

As apresentações de trabalhos (Comunicação Oral e Mini Curso) ocorrerão na sede provisória da Universidade do Estado da Bahia – UNEB campus XV e na Escola Municipal Elísio Pimentel
Endereço: Rua Cecília Meireles, S/Nº. , Centro. Valença- BA, 45 400 000
A apresentação de pôster acontecerá no próprio espaço do IFBA – local que acontecerão as palestras.
Com data e hora a definir para apresentação.
Dúvidas: Maikson D. F. Machado
Data de apresentação - mini curso e GTS: 21/01/2011
Hora: 8:30 as 12:00
Data de apresentação - Comunicação: 21/01/2011
Hora: 13:00 as 16:00
Apresentações: 15 minutos
COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO I – PEDAGOGIA SOCIAL E INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS
Sala 01
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    BULLYING: VIOLÊNCIA SILENCIOSA NA ESCOLA
Luciana Ipólito Alves, Ana Patricia Ramos de Andrade, Ataíze e Anália de Olveira
2.    A PEDAGOGIA EM COMBATE Á PRÁTICA DO BULLYING NA ESCOLA.

Ana Paula de Sousa e Silva, Elizangela            Tenório Silva e Karliane de Sousa Mendes
3.    A EDUCAÇÃO NA PRISÃO: SER MULHER... E PRESIDIÁRIA...

Ataíze Anália de Oliveira e Lidiane de Lima Alves
4.    DEFICIÊNCIAS: COMO CONVIVER E INTERVIR NESSA REALIDADE.

Lilian Araújo, Luciana Santos,Thalita Carvalho e Marilene Marques.
5.    DESPERTANDO OLHARES PARA A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Keilla Élida Aragão Costa Chagas e Raquel Batista de Oliveira
6.    Educação Ambiental e Reciclagem: Um estudo de caso bem sucedido na comunidade do Horto Florestal RJ
 Renato Ferreira


Sala 02
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    O LÚDICO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, DA LEITURA E DA ESCRITA NA POVOAÇÃO NEGRA RURAL DE COSTEIRA, MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ

Cleiton Ribeiro Caldas e  Tárcio Soares de Sousa
2.    O TEATRO COMO INTERVENTOR SÓCIO-EDUCATIVO: A PRODUÇÃO DA UNIDADE INTEGRADA MARIA JOSÉ ARAGÃO – SÃO LUIS/MA

Alba Valéria Santos Oliveira, Carolina Augusta Almeida Lima e Wedson Jonas Barros Silva
3.    ARTES E EDUCAÇÃO: UMA FORMA DE ENTRELAÇAR E RESSIGNIFICAR SABERES


Adriana Cardoso Sampaio
4.    A charge como instrumento pedagógico no ensino fundamental: Um processo de construção da leitura do mundo
Raissa Regina Silva Coutinho
5.    “O Saber e o Sabor da Leitura: reflexões sobre a abordagem da literatura infantil”
Renata Costa dos Santos, Aline Pereira Frazão e Maria Eugenia Pereira Dutra
6.    “PIRULITO QUE BATE-BATE, PIRULITO QUE JÁ BATEU, QUEM GOSTA DE MIM É ELA, QUE GOSTA DELA SOU EU”: O ENCANTO DA MÚSICA ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA

Elisa Gomes da Paixão


Sala 03
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    “TUDO O QUE É SÓLIDO DESMANCHA NO AR”: O COORDENADOR PEDAGÓGICO TAMBÉM?

Madiane Assis, Daniele Campos e Sara Costa
2.    TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA DE PEDAGOGIA DA UFAL: UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 2003 A 2008

 Reinaldo Batista dos Santos, Ariane Cristina dos Santos Lira, Janine Oliveira Cardeal e  Nadja Naira Aguiar Ribeiro
3.      PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA, HISTÓRICA E METODOLÓGICA

Carla Cilene Melo Marques, Danielson Souza da Silva, Elisa Naiara Santos Pereira
4.    PEDAGOGIA SOCIAL DE RUA: O QUE É? ONDE ATUA E A QUEM ATENDE?

Denise Soares dos Santos, Jéssica Santos Santiago, Manuela Silva Cruz e Regiane de Almeida Sousa
5.    A INTERLIGAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS E A PRÁTICA SOCIAL
Aline de Jesus Ferreira Gomes
6.    MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS E DESAFIOS

Hélio Souza de Cristo e Líbia de Araújo

Sala 04
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E PEDAGOGIA: UMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Isabela Macena dos Santos e Valdilene Cardoso de Barros
2.    ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E EDUCAÇÃO: O CASO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO BARTOLOMEU
Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira, Miriely Silva dos Santos, Valdilene Cardoso de Barros e Isabela Macena dos Santos
3.    EDUCAÇÃO SOCIAL INCLUSIVA: UMA CONVERSA SOBRE OS OLHARES QUE PERMEIAM O CENTRO EDUCACIONAL PARA CEGOS DA CIDADE DE MACEIÓ – ALAGOAS

Enaile Silva Santos Padilha e Renata Rebêlo Costa
4.    SANTA PARCERIA “CRECHE FREI DANIEL SAMARATE”: UM OLHAR DIFERENCIADO NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS

Auricey do Nascimento Fariasl, Samira de Souza Maciel e Raimunda Vanja Ferreira de Andrade
5.    METODOLOGIA DE INCUBAÇÃO DA UNITRABALHO COM INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS EM EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS EM ALAGOAS.

Monaliza Correia da Silva, Cezar Nonato Bezerra Candeias, Paulo da Silva Santos Junior, Gearlanza Alves Galdino e Amélia Virgínia Lucena Oba.
6.    ABORDAGEM HIGH/SCOPE: A SALA DE ÁREAS* COMO ESPAÇO DE AUTONOMIA E APRENDIZAGEM PELA AÇÃO

Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira, Miriely Silva dos Santos e Valdilene Cardoso de Barros


COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO II – POLÍTICAS SOCIAIS, TRABALHO, DIREITO E CIDADANIA

Sala 05
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.            SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME): desafios e contribuições para o desenvolvimento educacional da Vila de Areião no município de Cametá-PA.
Elieldo Carmo Pompeu, Miller Rodrigues Coelho e Oscar Ferreira Barros                                                                         
2.     TRAJETÓRIAS DOS COTISTAS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB CAMPUS XV – VALENÇA BA: impactos das ações afirmativas no mercado de trabalho.


Vandeilton Trindade Santana e Cristiane Batista

3.     DA PERIFERIA À ASSOCIAÇÃO FREI GREGÓRIO: uma ação sócio-educativa voltada crianças e adolescentes em situação de risco no Município de Cabedelo – PB

Carlene da Penha Santos e Kaline da Penha Santos


COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO III – EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL 
Sala 06
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    UM OLHAR ACERCA DA SEXUALIDADE A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

José Artur do Nascimento Silva, Vânia Ferreira da Silva, Valdilene Cardoso de Barros e Miriely Silva dos Santos 
2.    movimentos sociais femininos e educação
Patrícia Santos Santana e Vandeilton Trindade Santana
3.    A DESCONSTRUÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO
Lidiane de Lima Alves e Ataíze Anália de Oliveira
4.    CURRÍCULO E DIVERSIDADE CULTURAL: A PRESENÇA DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO
Iara Nogueira de Sousa e Sawana Araújo Lopes
5.    AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA (LEI 10.639/2003)
Maria Selma Teotônio de Oliveira


Sala 07
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO PROCESSO EDUCATIVO
Crísley Maria Barros Marques e Benedita Celeste de Moraes Pinto
2.    CURRÍCULO E RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA: A LEI 10.639/03 E SUA CONCRETIZAÇÃO
Gabriela Maria Dos Santos
3.    EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM DESAFIO PERMANENTE E REFLEXIVO NO ESPAÇO ESCOLAR
José Artur do Nascimento Silva e Laura Jéssica Santos Antunes
4.    A ANGÚSTIA E O DESAFIO DE ENSINAR PARA CLASSES MULTISSERIADAS

Maria Helena Queiroz Cabral, Solange Cristina Zarpellon de Queiroz e Telma Maria Pereira dos Santos


COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO IV – EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Sala 08
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E SEU PAPEL SOCIAL
Juliana Muniz Aragão, Karla Marrietti Barros do Nascimento e Neilyanne Almeida Pinto
2.    OS “NOVOS” ARRANJOS FAMILIARES: PERSPECTIVAS SOBRE SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO.
Juliana da Costa Neres e Silvia Michele Macêdo
3.    POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONQUISTAS DE PESSOAS SURDAS À LUZ DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Julianne Correia de Figueiredo e Iara Nogueira de Sousa
4.    A FORMA-AÇÃO DA AUTONOMIA DA JUVENTUDE CAMPONESA: UM OLHAR SOBRE O MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA – MOC
Ana Paula Araujo Lopes
5.    EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: A PASTORAL DA JUVENTUDE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOS JOVENS NA COMUNIDADE CRISTÃ DE SANTA TEREZINHA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
Roble Carlos Tenório Moraes
6.      COORDENADOR PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO POPULAR NA ESCOLA PÚBLICA CIDADÃ

Adelson dos Santos Fonseca

POSTER
EIXO I – PEDAGOGIA SOCIAL E INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS
Data e local de fixação do pôster serão divulgadas durante o encontro.
Saguão I
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    UM OLHAR VOLTADO À ATUAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

Edmila Silva de Oliveira, Emylle Costa Sêna e Janaína dos Santos

2.    ALFABETIZAÇÃO POLÍTICA: UMA QUESTÃO DE INTERVENÇÃO SOCIAL À PEDAGOGIA
Josué Rodrigues da silva
3.    DA EDUCAÇÃO INFORMAL À FORMAL: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FAMILIAR NA EJA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Keilla Élida Aragão Costa Chagas  e Raquel Batista de Oliveira
4.      JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
       “reciclando e fazendo - de - conta”

Thamires Santana Barros, Elayne Cristina da Silva Lima e Lenira Haddad

5.    O LÚDICO NA CONSTUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E SOCIAL DA CRIANÇA
Adriana Sampaio, Irane Sales, Luzinete Borges, Marisa Rocha, Mônica Gonçalves, Mônica Meireles e Telma Queiroz

6.    A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS ESCOLAS DE TERESINA-PI
Kely-Anee de Oliveira Nascimento, Newtânia Basílio dos Anjos, Rayane Pedrosa dos Santos, Ana Paula Monteiro de Moura e Adriana Lima Monteiro.                
7.    A GEOMETRIA ASSOCIADA À CONSTRUÇÃO CIVIL COMO FORMA DE INTERAÇÃO CULTURAL: ATIVIDADES COM MAQUETES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO COM LICENCIANDOS DAS SÉRIES INICIAIS


                                                                         Alano Brito, Carlos Moreira, Michel Valério e Ricardo Alencar



EIXO II – POLÍTICAS SOCIAIS, TRABALHO, DIREITO E CIDADANIA
Saguão I
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    AS PRÁTICAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA BOSQUE EIDORFE MOREIRA.                                                                  
Lívia Fernanda Nascimento dos Santos e Ronaldo Marcos de Lima Araujo
2.    A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O PERFIL DO PROFISSIONAL QUE ATUA NESSA MODALIDADE

Keyla Coelho de Sá, Micaelhe Ferreira,
Newtânia Basílio dos Anjos, Adriana Lima Monteiro, Ana Paula Monteiro de Moura e  Rayane Pedrosa dos Santos
                                                                                         
3.    ESCOLA-PARTICIPAÇÃO-COMUNIDADE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES DA PRATICA DEMOCRÁTICA

Geisa Pereira Gomes, Ivan Lucas Alves Oliveira, Tamires Silva de Souza e Ubirajara Couto Lima
4.    UM OLHAR PARA AS DIFERENÇAS NA ESCOLA: O UNIVERSO DOS ALUNOS SURDOS NUMA ESCOLA EM MACEIÓ

Ana Paula Silva dos Santos, Elaine Cristina da Cruz Silva e Eva Pauliana da Silva Gomes

EIXO III – EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL 

Saguão I
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.      O EUGENISMO E AS QUESTÕES RACIAIS E CULTURAIS NO COTIDIANO ESCOLAR NO SÉCULO XXI

Sandra Maria Ferreira da Silva

EIXO IV – EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Saguão I
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    A PEDAGOGIA DA TERRA EM MOVIMENTO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO ACAMPAMENTO E ASSENTAMENTO EM ATALAIA/AL
Bárbara Guedes Pinto, Danielle Silva Oliveira, Patrícia Correia Andrelino da Silva e Silvana Karine Costa Francelino

MINI CURSO
EIXO I – PEDAGOGIA SOCIAL E INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS
  Serão fornecidos todos os materiais midiáticos, espaço físico e cópias.
  Demais materiais ficarão a cargos do(s) oficineiro/oficineira(s)
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.    A SUCATA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UM INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Mariana Mayra Felipe da Silva
Sala - 01

2.    ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) PARA JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA
Mariane Rabelo e Romulo Cláudio da Silva Santos
Sala - 02

EIXO II – POLÍTICAS SOCIAIS, TRABALHO, DIREITO E CIDADANIA
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.         FILOSOFIA: FORMANDO EDUCADORES PARA OS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA.
Márcio Ronaldo Rodrigues Vieira
Sala – 03
2.         A QUESTÃO ÉTNICO – RACIAL NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Richard Christian Pinto dos Santos e Grace Kelly Silva Sobral Souza
Sala - 04
3.    DÊ PREFERÊNCIA À VIDA: USO DE DROGAS NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL
Adailton Soares da Silva, Aneilton Oliveria de Souza e Edson Manoel de Araujo
Sala - 05

4.    INTERVENÇÕES PEDAGOGICAS EM PROGRAMAS SÓCIO-EDUCATIVOS: AS EXPERIÊNCIAS NO CRAS, CREAS, PETI e PROJOVEM ADOLESCENTE NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA

Amanda Espirito Santo Nogueira, Daiane Oliveira Valasques, Geisa Pereira Gomes,  Tamires Silva de Souza e Jurema Rosa
Sala – 06

EIXO III – EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL 
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.         RODAS DE LEITURA E ANIMAÇÃO CULTURAL: A MAGIA DO ATO DE LER PARA OS ADULTOS

Crislaine Santos de Jesus e Adylane Santos de Jesus
Sala – 07
2.         Discutindo Gênero na Escola por meio de Linguagens Alternativas

Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira, Laura Jéssica Santos Antunes, José Artur do Nascimento Silva, Miriely Silva Santos e Valdilene Cardoso de Barros
Sala – 08
3.         DANÇANDO A CULTURA POPULAR DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA TOCANTINA

Benedita Celeste de Moraes Pinto, Crísley Maria Barros Marques, Crisna Talita Sousa de Sousa, Maria Iranete Alves da Silva, Roble Carlos Moraes Tenório e Tárcio Soares de Souza.
Sala - 09
4.         UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DAS LITERATURAS INFANTO-JUVENIL QUE CONTEMPLAM A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO

Laura Jéssica Santos Antunes, Miriely Silva dos Santos, Valdilene Cardoso de Barros, Vânia Ferreira da Silva, e José Artur do Nascimento Silva
                                                         Sala - 10
5.    EXISTE ESPAÇO PARA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA?
Severino Rafael da Silva, Aline Cavalcanti Ribeiro e Cybelle Montenegro


EIXO IV – EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Trabalho
Autores/Autoras/Autores/Autoras
1.         EDUCAÇÃO E AS NOVAS TICS – COMO TRABALHAR COM WEBQUEST E BLOG NA SALA DE AULA.

Márcia Cristina Rocha de Sousa Vieira
Laboratório de informática


SALA 07 EIXO III – EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL -COMUNICAÇÃO ORAL:1. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NEGRA NO BRASIL Crisna Talita Sousa de Sousa



GALERA, JÁ TEMOS 800 INSCRITOS, COM ALIMENTAÇÃO E ALOJAMENTO , ISSO CONTABILIZANDO AS PESSOAS QUE ESTAO NO AGUARDO DA APROVAÇÃO DOS SEUS TRABALHOS, CHEGAMOS AO LIMITE!DESSA FORMA, ESTÁ ENCERRADA A INSCRIÇÃO COM ALOJAMENTO PARA SALAS, AQUELES QUE QUISEREM SE ALOJAR TERÃO QUE TRAZER BARRACAS E FICAR NO CAMPING, AQUELES QUE QUEREM PARTICIPAR SÓ PODERÃO SEM ALIMENTAÇÃO E ALOJAMENTO, MAS BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA O ENNOEPEVCA QUE DAREMOS CONTATOS DE LUGARES PARCEIROS COM ALIMENTAÇÃO EM CONTA.