Lista Final de trabalhos aprovados para o IX ENNOEPe
As apresentações de trabalhos (Comunicação Oral e Mini Curso) ocorrerão na sede provisória da Universidade do Estado da Bahia – UNEB campus XV e na Escola Municipal Elísio Pimentel
Endereço: Rua Cecília Meireles, S/Nº. , Centro. Valença- BA, 45 400 000
A apresentação de pôster acontecerá no próprio espaço do IFBA – local que acontecerão as palestras.
Com data e hora a definir para apresentação.
Dúvidas: Maikson D. F. Machado
Email: maiksonuneb@hotmail.com
Data de apresentação - mini curso e GTS: 21/01/2011
Hora: 8:30 as 12:00
Data de apresentação - Comunicação: 21/01/2011
Hora: 13:00 as 16:00
Apresentações: 15 minutos
COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO I – PEDAGOGIA SOCIAL E INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS
Sala 01
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. BULLYING: VIOLÊNCIA SILENCIOSA NA ESCOLA | Luciana Ipólito Alves, Ana Patricia Ramos de Andrade, Ataíze e Anália de Olveira |
2. A PEDAGOGIA EM COMBATE Á PRÁTICA DO BULLYING NA ESCOLA. | Ana Paula de Sousa e Silva, Elizangela Tenório Silva e Karliane de Sousa Mendes |
3. A EDUCAÇÃO NA PRISÃO: SER MULHER... E PRESIDIÁRIA... | Ataíze Anália de Oliveira e Lidiane de Lima Alves |
4. DEFICIÊNCIAS: COMO CONVIVER E INTERVIR NESSA REALIDADE. | Lilian Araújo, Luciana Santos,Thalita Carvalho e Marilene Marques. |
5. DESPERTANDO OLHARES PARA A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL | Keilla Élida Aragão Costa Chagas e Raquel Batista de Oliveira |
6. Educação Ambiental e Reciclagem: Um estudo de caso bem sucedido na comunidade do Horto Florestal – RJ | Renato Ferreira |
Sala 02
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. O LÚDICO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, DA LEITURA E DA ESCRITA NA POVOAÇÃO NEGRA RURAL DE COSTEIRA, MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ | Cleiton Ribeiro Caldas e Tárcio Soares de Sousa |
2. O TEATRO COMO INTERVENTOR SÓCIO-EDUCATIVO: A PRODUÇÃO DA UNIDADE INTEGRADA MARIA JOSÉ ARAGÃO – SÃO LUIS/MA | Alba Valéria Santos Oliveira, Carolina Augusta Almeida Lima e Wedson Jonas Barros Silva |
3. ARTES E EDUCAÇÃO: UMA FORMA DE ENTRELAÇAR E RESSIGNIFICAR SABERES | Adriana Cardoso Sampaio |
4. A charge como instrumento pedagógico no ensino fundamental: Um processo de construção da leitura do mundo | Raissa Regina Silva Coutinho |
5. “O Saber e o Sabor da Leitura: reflexões sobre a abordagem da literatura infantil” | Renata Costa dos Santos, Aline Pereira Frazão e Maria Eugenia Pereira Dutra |
6. “PIRULITO QUE BATE-BATE, PIRULITO QUE JÁ BATEU, QUEM GOSTA DE MIM É ELA, QUE GOSTA DELA SOU EU”: O ENCANTO DA MÚSICA ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA | Elisa Gomes da Paixão |
Sala 03
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. “TUDO O QUE É SÓLIDO DESMANCHA NO AR”: O COORDENADOR PEDAGÓGICO TAMBÉM? | Madiane Assis, Daniele Campos e Sara Costa |
2. TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA DE PEDAGOGIA DA UFAL: UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 2003 A 2008 | Reinaldo Batista dos Santos, Ariane Cristina dos Santos Lira, Janine Oliveira Cardeal e Nadja Naira Aguiar Ribeiro |
3. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA, HISTÓRICA E METODOLÓGICA | Carla Cilene Melo Marques, Danielson Souza da Silva, Elisa Naiara Santos Pereira |
4. PEDAGOGIA SOCIAL DE RUA: O QUE É? ONDE ATUA E A QUEM ATENDE? | Denise Soares dos Santos, Jéssica Santos Santiago, Manuela Silva Cruz e Regiane de Almeida Sousa |
5. A INTERLIGAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS E A PRÁTICA SOCIAL | Aline de Jesus Ferreira Gomes |
6. MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS E DESAFIOS | Hélio Souza de Cristo e Líbia de Araújo |
Sala 04
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E PEDAGOGIA: UMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO | Isabela Macena dos Santos e Valdilene Cardoso de Barros |
2. ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E EDUCAÇÃO: O CASO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO BARTOLOMEU | Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira, Miriely Silva dos Santos, Valdilene Cardoso de Barros e Isabela Macena dos Santos |
3. EDUCAÇÃO SOCIAL INCLUSIVA: UMA CONVERSA SOBRE OS OLHARES QUE PERMEIAM O CENTRO EDUCACIONAL PARA CEGOS DA CIDADE DE MACEIÓ – ALAGOAS | Enaile Silva Santos Padilha e Renata Rebêlo Costa |
4. SANTA PARCERIA “CRECHE FREI DANIEL SAMARATE”: UM OLHAR DIFERENCIADO NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS | Auricey do Nascimento Fariasl, Samira de Souza Maciel e Raimunda Vanja Ferreira de Andrade |
5. METODOLOGIA DE INCUBAÇÃO DA UNITRABALHO COM INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS EM EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS EM ALAGOAS. | Monaliza Correia da Silva, Cezar Nonato Bezerra Candeias, Paulo da Silva Santos Junior, Gearlanza Alves Galdino e Amélia Virgínia Lucena Oba. |
6. ABORDAGEM HIGH/SCOPE: A SALA DE ÁREAS* COMO ESPAÇO DE AUTONOMIA E APRENDIZAGEM PELA AÇÃO | Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira, Miriely Silva dos Santos e Valdilene Cardoso de Barros |
COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO II – POLÍTICAS SOCIAIS, TRABALHO, DIREITO E CIDADANIA
Sala 05
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME): desafios e contribuições para o desenvolvimento educacional da Vila de Areião no município de Cametá-PA. | Elieldo Carmo Pompeu, Miller Rodrigues Coelho e Oscar Ferreira Barros |
2. TRAJETÓRIAS DOS COTISTAS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB CAMPUS XV – VALENÇA BA: impactos das ações afirmativas no mercado de trabalho. | Vandeilton Trindade Santana e Cristiane Batista |
3. DA PERIFERIA À ASSOCIAÇÃO FREI GREGÓRIO: uma ação sócio-educativa voltada crianças e adolescentes em situação de risco no Município de Cabedelo – PB | Carlene da Penha Santos e Kaline da Penha Santos |
COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO III – EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL
Sala 06
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. UM OLHAR ACERCA DA SEXUALIDADE A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | José Artur do Nascimento Silva, Vânia Ferreira da Silva, Valdilene Cardoso de Barros e Miriely Silva dos Santos |
2. movimentos sociais femininos e educação | Patrícia Santos Santana e Vandeilton Trindade Santana |
3. A DESCONSTRUÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO | Lidiane de Lima Alves e Ataíze Anália de Oliveira |
4. CURRÍCULO E DIVERSIDADE CULTURAL: A PRESENÇA DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO | Iara Nogueira de Sousa e Sawana Araújo Lopes |
5. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA (LEI 10.639/2003) | Maria Selma Teotônio de Oliveira |
Sala 07
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DA CULTURA NO PROCESSO EDUCATIVO | Crísley Maria Barros Marques e Benedita Celeste de Moraes Pinto |
2. CURRÍCULO E RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA: A LEI 10.639/03 E SUA CONCRETIZAÇÃO | Gabriela Maria Dos Santos |
3. EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM DESAFIO PERMANENTE E REFLEXIVO NO ESPAÇO ESCOLAR | José Artur do Nascimento Silva e Laura Jéssica Santos Antunes |
4. A ANGÚSTIA E O DESAFIO DE ENSINAR PARA CLASSES MULTISSERIADAS | Maria Helena Queiroz Cabral, Solange Cristina Zarpellon de Queiroz e Telma Maria Pereira dos Santos |
COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO IV – EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Sala 08
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E SEU PAPEL SOCIAL | Juliana Muniz Aragão, Karla Marrietti Barros do Nascimento e Neilyanne Almeida Pinto |
2. OS “NOVOS” ARRANJOS FAMILIARES: PERSPECTIVAS SOBRE SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO. | Juliana da Costa Neres e Silvia Michele Macêdo |
3. POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONQUISTAS DE PESSOAS SURDAS À LUZ DOS MOVIMENTOS SOCIAIS | Julianne Correia de Figueiredo e Iara Nogueira de Sousa |
4. A FORMA-AÇÃO DA AUTONOMIA DA JUVENTUDE CAMPONESA: UM OLHAR SOBRE O MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA – MOC | Ana Paula Araujo Lopes |
5. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: A PASTORAL DA JUVENTUDE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOS JOVENS NA COMUNIDADE CRISTÃ DE SANTA TEREZINHA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA | Roble Carlos Tenório Moraes |
6. COORDENADOR PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO POPULAR NA ESCOLA PÚBLICA CIDADÃ | Adelson dos Santos Fonseca |
POSTER
EIXO I – PEDAGOGIA SOCIAL E INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS
Data e local de fixação do pôster serão divulgadas durante o encontro.
Saguão I
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. UM OLHAR VOLTADO À ATUAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA | Edmila Silva de Oliveira, Emylle Costa Sêna e Janaína dos Santos |
2. ALFABETIZAÇÃO POLÍTICA: UMA QUESTÃO DE INTERVENÇÃO SOCIAL À PEDAGOGIA | Josué Rodrigues da silva |
3. DA EDUCAÇÃO INFORMAL À FORMAL: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FAMILIAR NA EJA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR | Keilla Élida Aragão Costa Chagas e Raquel Batista de Oliveira |
4. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: “reciclando e fazendo - de - conta” | Thamires Santana Barros, Elayne Cristina da Silva Lima e Lenira Haddad |
5. O LÚDICO NA CONSTUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E SOCIAL DA CRIANÇA | Adriana Sampaio, Irane Sales, Luzinete Borges, Marisa Rocha, Mônica Gonçalves, Mônica Meireles e Telma Queiroz |
6. A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS ESCOLAS DE TERESINA-PI | Kely-Anee de Oliveira Nascimento, Newtânia Basílio dos Anjos, Rayane Pedrosa dos Santos, Ana Paula Monteiro de Moura e Adriana Lima Monteiro. |
7. A GEOMETRIA ASSOCIADA À CONSTRUÇÃO CIVIL COMO FORMA DE INTERAÇÃO CULTURAL: ATIVIDADES COM MAQUETES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO COM LICENCIANDOS DAS SÉRIES INICIAIS | Alano Brito, Carlos Moreira, Michel Valério e Ricardo Alencar |
EIXO II – POLÍTICAS SOCIAIS, TRABALHO, DIREITO E CIDADANIA
Saguão I
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. AS PRÁTICAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA BOSQUE EIDORFE MOREIRA. | Lívia Fernanda Nascimento dos Santos e Ronaldo Marcos de Lima Araujo |
2. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O PERFIL DO PROFISSIONAL QUE ATUA NESSA MODALIDADE | Keyla Coelho de Sá, Micaelhe Ferreira, Newtânia Basílio dos Anjos, Adriana Lima Monteiro, Ana Paula Monteiro de Moura e Rayane Pedrosa dos Santos |
3. ESCOLA-PARTICIPAÇÃO-COMUNIDADE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES DA PRATICA DEMOCRÁTICA | Geisa Pereira Gomes, Ivan Lucas Alves Oliveira, Tamires Silva de Souza e Ubirajara Couto Lima |
4. UM OLHAR PARA AS DIFERENÇAS NA ESCOLA: O UNIVERSO DOS ALUNOS SURDOS NUMA ESCOLA EM MACEIÓ | Ana Paula Silva dos Santos, Elaine Cristina da Cruz Silva e Eva Pauliana da Silva Gomes |
EIXO III – EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL
Saguão I
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. O EUGENISMO E AS QUESTÕES RACIAIS E CULTURAIS NO COTIDIANO ESCOLAR NO SÉCULO XXI | Sandra Maria Ferreira da Silva |
EIXO IV – EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Saguão I
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. A PEDAGOGIA DA TERRA EM MOVIMENTO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO ACAMPAMENTO E ASSENTAMENTO EM ATALAIA/AL | Bárbara Guedes Pinto, Danielle Silva Oliveira, Patrícia Correia Andrelino da Silva e Silvana Karine Costa Francelino |
MINI CURSO
EIXO I – PEDAGOGIA SOCIAL E INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS
Serão fornecidos todos os materiais midiáticos, espaço físico e cópias.
Demais materiais ficarão a cargos do(s) oficineiro/oficineira(s)
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. A SUCATA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UM INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL | Mariana Mayra Felipe da Silva Sala - 01 |
2. ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) PARA JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA | Mariane Rabelo e Romulo Cláudio da Silva Santos Sala - 02 |
EIXO II – POLÍTICAS SOCIAIS, TRABALHO, DIREITO E CIDADANIA
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. FILOSOFIA: FORMANDO EDUCADORES PARA OS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. | Márcio Ronaldo Rodrigues Vieira Sala – 03 |
2. A QUESTÃO ÉTNICO – RACIAL NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL | Richard Christian Pinto dos Santos e Grace Kelly Silva Sobral Souza Sala - 04 |
3. DÊ PREFERÊNCIA À VIDA: USO DE DROGAS NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL | Adailton Soares da Silva, Aneilton Oliveria de Souza e Edson Manoel de Araujo Sala - 05 |
4. INTERVENÇÕES PEDAGOGICAS EM PROGRAMAS SÓCIO-EDUCATIVOS: AS EXPERIÊNCIAS NO CRAS, CREAS, PETI e PROJOVEM ADOLESCENTE NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA | Amanda Espirito Santo Nogueira, Daiane Oliveira Valasques, Geisa Pereira Gomes, Tamires Silva de Souza e Jurema Rosa Sala – 06 |
EIXO III – EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. RODAS DE LEITURA E ANIMAÇÃO CULTURAL: A MAGIA DO ATO DE LER PARA OS ADULTOS | Crislaine Santos de Jesus e Adylane Santos de Jesus Sala – 07 |
2. Discutindo Gênero na Escola por meio de Linguagens Alternativas | Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira, Laura Jéssica Santos Antunes, José Artur do Nascimento Silva, Miriely Silva Santos e Valdilene Cardoso de Barros Sala – 08 |
3. DANÇANDO A CULTURA POPULAR DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA TOCANTINA | Benedita Celeste de Moraes Pinto, Crísley Maria Barros Marques, Crisna Talita Sousa de Sousa, Maria Iranete Alves da Silva, Roble Carlos Moraes Tenório e Tárcio Soares de Souza. Sala - 09 |
4. UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DAS LITERATURAS INFANTO-JUVENIL QUE CONTEMPLAM A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO | Laura Jéssica Santos Antunes, Miriely Silva dos Santos, Valdilene Cardoso de Barros, Vânia Ferreira da Silva, e José Artur do Nascimento Silva Sala - 10 |
5. EXISTE ESPAÇO PARA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA? | Severino Rafael da Silva, Aline Cavalcanti Ribeiro e Cybelle Montenegro |
EIXO IV – EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Trabalho | Autores/Autoras/Autores/Autoras |
1. EDUCAÇÃO E AS NOVAS TICS – COMO TRABALHAR COM WEBQUEST E BLOG NA SALA DE AULA. | Márcia Cristina Rocha de Sousa Vieira Laboratório de informática |
SALA 07 EIXO III – EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL -COMUNICAÇÃO ORAL:1. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NEGRA NO BRASIL Crisna Talita Sousa de Sousa
GALERA, JÁ TEMOS 800 INSCRITOS, COM ALIMENTAÇÃO E ALOJAMENTO , ISSO CONTABILIZANDO AS PESSOAS QUE ESTAO NO AGUARDO DA APROVAÇÃO DOS SEUS TRABALHOS, CHEGAMOS AO LIMITE!DESSA FORMA, ESTÁ ENCERRADA A INSCRIÇÃO COM ALOJAMENTO PARA SALAS, AQUELES QUE QUISEREM SE ALOJAR TERÃO QUE TRAZER BARRACAS E FICAR NO CAMPING, AQUELES QUE QUEREM PARTICIPAR SÓ PODERÃO SEM ALIMENTAÇÃO E ALOJAMENTO, MAS BASTA ENVIAR UM EMAIL PARA O ENNOEPEVCA QUE DAREMOS CONTATOS DE LUGARES PARCEIROS COM ALIMENTAÇÃO EM CONTA.