Local

História de Valença

Valença é a maior cidade da região chamada de "Costa do Dendê" e que vai de Cairu até a própria Valença. Cidade colonial da segunda metade do século XVIII, Valença detém um valioso patrimônio arquitetônico e cultural, presente nas suas calçadas de pedras irregulares, nos sobrados coloniais e nas ruínas da antiga fábrica de tecidos. Destaque para o prédio da Câmara de Vereadores,a antiga residência do Comendador Madureira e as igrejas Nossa Senhora do Amparo e Matriz do Sagrado Coração de Jesus, reduto de imagens sacras dos séculos XVIII e XIX.Historicamente, foi a primeira cidade brasileira a receber uma tecelagem movida a energia hidráulica (suas ruínas podem ser visitadas às margens do Rio Una).

Economicamente importante para a região durante o passado, a cidade preserva construções dos séculos XVIII e XIX no seu centro. A maioria ainda abriga órgãos públicos e pode ser visitada por dentro.

A cidade é também um grande centro artesanal de construção naval. Para quem desejar desbravar a natureza da região por completo, pode-se alugar escunas para passeios pelo arquipélago até Morro de São Paulo e Boipeba.

O vasto patrimônio natural inclui 15 quilômetros de praias, imponentes cachoeiras, belas ilhas, o grandioso Rio Una e um vasto manguezal. O turista também conta com o turismo ecológico: passeios de barco pelos rios e reservas de mata atlântica são imperdíveis, dada a beleza com que a natureza se apresenta aos olhos. O litoral de Valença é formado por apenas duas praias, sendo que a Praia de Guaibim é uma das mais procuradas de todo o litoral baiano. Além disso, Valença também é um dos mais fáceis acesso até o complexo turístico de Morro de São Paulo.

Independente da vizinhança, Valença cativa o visitante e oferece uma boa estrutura turística para o conforto de quem a visita.

DADOS DE VALENÇA/BA:


População estimada (Em 01/07/2005): 84.136
População urbana: 60.662
População rural: 23.474
Área territorial (km2): 1.190,38
Altitude: 5 m acima do nível do mar
Clima: Tropical úmido
Temperatura média anual: 25,5º

Distância de Valença para capitais:

Salvador: 264 km
Goiânia: 1.732 km
São Paulo: 1.856 km
Rio de Janeiro: 1.543 km
Belo Horizonte: 1.266 km
Brasília: 1.523 km

Fonte: IBGE e DNER