EDITAL

Normas e encaminhamento de trabalhos para o IX ENNOEPe.

Início das Inscrições: 20/09/2010
Encerramento das Inscrições: 12/11/2010

Da seleção de trabalhos:
Somente serão aceitos os trabalhos referentes à temática do encontro, e, que se encontre dentro das normas exigidas e apresentadas pelo Comitê Técnico-Científico do evento. Como critérios para a seleção dos trabalhos serão levados em conta: Fundamentação teórica, metodologia, argumentação e consistência.
Todos os trabalhos serão analisados por dois membros do Comitê Técnico-Científico e caso haja empate, o trabalho será submetido a um terceiro membro da comissão para desempate.
Os resultados serão divulgados até o dia 06 de Dezembro de 2010 e os recursos poderão ser encaminhados à Comissão Técnico-Científica até 48 horas após a divulgação.
Autores de trabalhos não aprovados pelo Comitê Técnico-Científico, não serão reembolsados no que se refere ao valor do investimento – inscrição – no evento, por sua vez esse valor garante a participação do mesmo no IX ENNOEPe.
A inclusão dos textos nos Anais do ENNOEPe (em CD) está condicionada à sua apresentação no Evento que, por sua vez, só poderá ser feita pelo autor principal ou por um dos co-autores inscritos.
NORMAS GERAIS PARA O ENVIO DE TRABALHOS:
O IX ENNOEPe é especificamente voltado para a discussão de assuntos ligados a Educação. Nessa edição temos como temática – Pedagogia Social: Educação Sociedade e Cultura. Assim, os trabalhos enviados devem ser pertinentes ao tema e ligados à área de educação, nos mais distintos espaços de aprendizagem.
As Sessões de Comunicação Oral, Pôster e Apresentações de audiovisual serão organizadas de acordo com as temáticas mais freqüentes para favorecer o debate, aprofundamento e articulação as diferentes pesquisas e/ou relatos de experiências. Nesta perspectiva, dividimos as apresentações em quatro eixos temáticos:
1. PEDAGOGIA SOCIAL E INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS
2. POLÍTICAS SOCIAIS, TRABALHO, DIREITO E CIDADANIA.
3. EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL.
4. EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS.
Participantes que encaminharem dois trabalhos como autor principal (número máximo permitido) deverão fazê-lo em e-mails separados e numerando os arquivos (“sobrenomedoautor1CORAL.doc", "sobrenomedoautor CORAL.doc"). Essa orientação vale também para autores que submeterem artigos nas modalidades diferentes como, por exemplo: (moreira1CORAL.doc e moreira2POSTER.doc). Não há limite para submissão como co-autor.


Formatação do artigo para comunicação oral, pôster, oficina/mini-curso e áudio-visual:

Para apresentação de comunicação oral, pôster, oficina/mini-curso e áudio-visual é obrigatório apresentação de artigo seguindo os passos abaixo.
• Formato Word for Windows (versão 97, 2000, XP ou posterior - contanto que a extensão seja.doc)
• Entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas, incluindo bibliografia.
• Fonte Times New Roman, corpo 12.
• Papel A4, páginas não numeradas.
• Espaçamento do texto entre linhas 1,5.
• Parágrafo americano - sem o recuo de 1,25cm.
• Espaço duplo para entre os parágrafos.
• Espaçamento das citações simples com recuo padrão (1,25cm).
• Margens: superior 2,5cm; inferior 2cm; esquerda 3cm; direita 3cm.
• Tamanho do arquivo: no máximo 2Mb (Megabytes).
Na primeira página do trabalho, devem aparecer os seguintes itens:
• Título do artigo centralizado: em caixa alta e em negrito.
• Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando em nota de rodapé o(s) vínculo institucional e e-mail do(s) mesmo(es).
• Resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento simples.
• 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
• Créditos em nota de rodapé, incluindo instituição e endereço eletrônico.
Comunicação Oral:
Para a comunicação oral basta o envio do artigo seguindo as normas apresentadas no tópico acima.
Comunicação por Pôster
Apresentação do pôster, com as seguintes especificações:
Altura: de 1 m a 1,20 m;
Largura: de 80cm a 0,90cm.
Os expositores deverão trazer o pôster pronto para a fixação nas salas.
Para ministrar Mini-curso/Oficina:
Os projetos apresentados para a realização de mini-cursos no IX ENNOEPe devem ser organizados e apresentados a partir do que é exigido no formulário abaixo:





Formulário para apresentação de Projeto para ministrar minicursos/oficina no IX ENNOEPe

OBS: OS ITENS ABAIXO DEVEM SER RESPONDIDOS DE FORMA CONCISA E OBJETIVA.

Eixo:
Título:

Proponente(s): (até 5 pessoas)
Nº. de participantes:
Espaço físico necessário:

Recursos necessários: Nº. de horas mínima e máxima para a realização do Mini-curso/oficina.

(o minicurso deverá se realizar entre 2 a 3 horas.)

Apresentação/Justificativa: (máximo 500 palavras)

- Objetivos
Objetivo geral:

Objetivos específicos:

- Metodologia:


- Fundamentação Teórica:
-Resultados Esperados:
- Referências:
- Plano de aula para a execução do mini-curso/oficina:





Comunicação por áudio-visual:

Os vídeos devem ter no máximo 15 minutos;
Os vídeos poderão ser inscritos nas seguintes categorias: ficção, documentário e animação;
Os vídeos poderão ser produzidos individualmente ou coletivamente;
Após a apresentação do vídeo, haverá mais 10 minutos para a problematização do vídeo e artigo referente ao mesmo;
Todos os vídeos devem corresponder à temática e aos eixos centrais do ENNOEPe.

O Vídeo deverá ser enviado em CD ou DVD – Duas cópias – juntamente com o artigo sobre a problemática do vídeo para:

Maikson D. F. Machado – Coordenador de Cultura do DAP-XV, Profº Paulo Freire da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Campus XV.
R. Cecília Meireles, s/n. Centro, Valença-BA. Cep. 45 400 000
E a confirmação do envio para o email do evento











Ficha de inscrição para apresentação de audiovisual:


Formulário para apresentação de AUDIOVISUAL no IX ENNOEPe

OBS: OS ITENS ABAIXO DEVEM SER RESPONDIDOS DE FORMA CONCISA E OBJETIVA.

Eixo:
Título:

Diret@r (s) Duração do vídeo: Gênero:

Ano de produção: E-mail: Telefone – Cel.:

Cidade: Instituição: Estado:
Sinopse:

Observações: (caso se faça necessário)

EIXOS TEMÁTICOS
3.1 PEDAGOGIA SOCIAL E INTERVENÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS
Busca contextualizar a Pedagogia Social historicamente, apontando as suas variadas concepções, a suas propostas de trabalho e seus objetivos. Bem como apresentar e socializar resultados acerca de trabalhos, vivências e experiências relacionadas às práticas sócio-educativas dentro e fora do espaço da escola e que esteja localizado no campo de atuação da Pedagogia Social.
3.2 POLÍTICAS SOCIAIS, TRABALHO, DIREITO E CIDADANIA.
Objetiva-se socializar e discutir conhecimentos e vivências sobre o direito, políticas sociais, o conceito de cidadania, bem como, a importância do trabalho – sua alienação, expropriação e experiências que buscam romper com o modelo capitalista -, traçando um paralelo entre programas sociais existentes, os movimentos sociais e o direito alternativo, bem a exclusão e marginalização dos sujeitos e suas famílias provenientes do sistema de cárcere.
3.3 EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL.
Busca-se discutir as experiências educativas dentro e fora da sala de aula a partir da perspectiva do gênero e da diversidade étnico e cultural. Assim, propomos socializar experiências e singularidades dos povos rurais, afros e indígenas, as experiências de mulheres, de gays para se repensar o espaço da sala de aula e demais numa perspectiva de integração e empoderamento social.
3.4 EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS.

Pretende-se discutir, propor e socializar experiências acerca da importância do empoderamento social, com base, na articulação das pessoas em Ong’s, Associações de Bairros, Movimento Estudantil, Movimento Gays entre outras formas de organização da Sociedade Civil, para re-pensarmos a importância desse movimento para a construção do direito e das políticas públicas. Como, ponderar o valor dessas experiências e as pistas que nos oferecem para o redimensionar do fazer social e educativo.